Imagens dos anos 1960, que podem ser 1990, 2000, enfim, imagens do sempre.
Pela primeira vez ouço o programa “Não me traia, memória” que produzimos e apresentamos (Cornélio Melo, André Borges e eu) na Rádio Oceânica FM, em Niterói, fora da emissora. Não pude ir hoje, lamentavelmente. Quem mora na região (Piratininga, Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara e arredores) ouve na frequência de 105,9 MHZ. Fora da região, via internet em http://oceanicafm.radio.br/ .
O programa que ouço nesta segunda (dia 12) de 22h a meia noite é sobre a banda Os Corsários, nascida em 1966 em Niterói e que fez e desfez (no bom sentido) a história adolescente de uma cidade que adorava revoluções culturais. Lá no estúdio estão dois integrantes da banda, o grande Helinho (de fato, o primeiro surfista de Niterói) e Névio Caparica (que eu chamava de Juninho), Maneco, André Borges e Cornélio. Os Corsários também contou com vários integrantes, todos lembrados no programa.
O Helinho e o Névio levaram gravações originais das bandas que Os Corsários tocavam nos clubes, na TV (em especial Continental e Excelsior), e de repente eu me flagrei sentindo saudade do futuro. Por que? Porque o Rock daquela época é muito parecido com o de hoje. É sempre assim. Rock se recicla sempre usando como ferramenta principal os anos 60. O punk rock, que deu um coice mundial no estilo musical que virou postura cultura, foi uma prova. The Clash (no final dos anos 1970), por exemplo. Já muitas bandas de hoje bebem no punk, que, por sua vez, bebia nos anos 60.
Helinho diz, com razão, que o baixista Kastrup era um gênio. Concordo com ele. Exagerando, sem exageros, Kastrup foi o Syd Barrett dos Corsários, assim como Jorginho, Jorge Roberto Silveira, foi o George Harrison, doido para se tornar Paul McCartney e Otávio Escobar, um quase Keith Emerson à frente do seu tempo.
Saudade do futuro. Parabéns, Cornélio Melo, pelo programa. Já te expliquei que não deu para eu estar aí com vocês fisicamente, mas graças a internet ouço o som dos Corsários, ao vivo de Itaipú, via resto do mundo graças a internet.
P.S. - Não esqueçam que dia 6 de setembro, sexta-feira, Os Lobos vão tocar no Teatro Municipal de Niterói. Show "De volta a estrada" com produção musical de Cornélio Melo. Reservas telefone 2620-1624.
Formação: : Cássio Tucunduva (guitarras, violão, vocais) Antônio Quintella (vocal e violão), Denize Pinaut (voz), Rogério Fernandes (contrabaixo) Danielli Espinoso (teclado) e Francesco Nizzardelli (bateria).
Formação: : Cássio Tucunduva (guitarras, violão, vocais) Antônio Quintella (vocal e violão), Denize Pinaut (voz), Rogério Fernandes (contrabaixo) Danielli Espinoso (teclado) e Francesco Nizzardelli (bateria).
Ouça Os Lobos: