O produtor e compositor norte-americano Phil Spector morreu na prisão estadual da Califórnia. Tinha 81 anos e a causa da morte ainda será determinada por legistas, segundo um comunicado da instituição.
Em 2009 ele foi condenado a 19 anos considerado culpado pelo assassinato da atriz Lana Clarkson, em 2003 em sua mansão, nos arredores de Los Angeles. Ela foi encontrada morta em casa com vários tiros.
De origem judaica, Phil Spector produziu mais de vinte e cinco hits na parada Top 40 entre 1960 e 1965, escrevendo ou co escrevendo muitos deles para artistas como The Ronettes e The Crytals. Após 1965, trabalhou com os Beatles, John Lennon, George Harrison, Leonard Cohen, Dion DiMucci e os Ramones no final dos anos 1970.
Pessoa difícil, temperamento instável (já deu tiros para o alto durante gravações que não o agradavam) é consirado por muitos o primeiro produtor a atuar como coautor. Dirigia, compunha, escolhia o material, supervisionava os arranjos e planejava todas as fases do processo de gravação. Inúmeros artistas mais tarde o citariam como uma grande influência.
A canção de 1965 "You've Lost That Lovin' Feeling", produzido e coescrito por Spector para os Righteous Brothers, é listado pelo BMI como a música que mais vezes tocou nas rádios dos Estados Unidos no século 20.
Em 1989, foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame na categoria Ahmet Ertegun Award. Em 2004, a revista Rolling Stone classificou Phil Spector na posição 63º em sua lista dos "Maiores Artistas de Todos os Tempos". Em 2008, o The Washington Times considerou Spector o segundo maior produtor de discos na história da música.
Foi considerado visionário por criar a fórmula de produção conhecida como "wall of sound" ("parede sonora") em inglês), que mudou a forma como os discos pop foram gravados a partir de então.
A partir do final dos anos 60, ele trabalhou como produtor convidado dos Beatles (no álbum "Let it be") e com George Harrison ("All things must pass"), John Lennon ("Rock n' roll") e Ramones ("End of a century").
Lennon, que também recebeu a ajuda de Spector em seu clássico solo "Imagine", o chamou de "o maior produtor musical de todos os tempos".