Quantcast
Channel: Coluna do LAM
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1917

Com a queda de 80% na poluição do ar a lua parece virgem novamente

$
0
0
                                 O céu limpo em Santos (SP). Foto de Jamil Vila Nova

É madrugada de domingo, 5 de abril, e a lua nova está pálida. Sei que isso nada significa, mas ela está muito mais nítida no céu. Não lembro direito de 29 de julho de 1969, quando o homem pisou lá, mas o Ecosia, Google ecológico além alemão (https://www.ecosia.org/) informa que no dia do defloramento lunar pelo homem a donzela estava cheia.

A lua que quase vejo pela janela da minha solitária onde passo a quarentena lembra uma música que gosto, lá da casa do cacete dos anos 1980 chamada “Killing Moon”, dos britânicos esquisitões do Echo and The Bunnymen. O amigo Hilário Alencar também curte.


A lua de hoje está diferente porque na quarentena não há poucos aviões voando, poucos carros e ônibus nas cidades e, assim, a poluição do ar teve uma redução superior a 70% no Rio.

Dados do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) mostram uma redução de 77% na concentração de dióxido de nitrogênio (NO2) na área de abrangência do Distrito Industrial de Santa Cruz, e de 45% em Duque de Caxias, entre 23 e 25 de março. O gás é um dos principais resíduos poluentes dos motores dos automóveis.

O monitoramento diário feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente também mostra uma melhora nos índices de qualidade do ar na cidade do Rio, levando-se em consideração a média de março, pré e pós-quarentena. Dos oito bairros monitorados, cinco (Centro, Tijuca, São Cristóvão, Irajá e Bangu) possuem menos gases nocivos à saúde e ao meio ambiente desde o último dia 24.

Quando passar a quarentena, os índices vão voltar ao anormal, mas por desleixo, burrice ou ignorância o governo do estado e as prefeituras mantém frotas de milhares de veículos movidos a gasolina e diesel. Por que não usa etanol, e gás natural (neste caso, exceção para viaturas policiais), como os carros de aplicativos?

Por que não obrigam o uso de gás natural nos ônibus das cidades, como é em Nova Iorque e muitas outras cidades do primeiro mundo? Além de não poluir nada, o gás natural é muito mais barato do que o diesel.

Se houvesse uma consciência ambiental todos os veículos a motor com quatro rodas poderiam usar álcool ou gás natural e a poluição do ar iria baixar muito em relação aos índices anormais fora da quarentena.

Mas, a consciência ambiental...estou cansado de dar porrada em ponta de sabre. No Brasil, a consciência coletiva só funciona na base da multa, nossa essência luso judaica cristã é punitiva, mas isso é uma longa discussão e estou sem saco agora.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1917